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Informações e Recomendações
 


SERVIÇOS INCLUÍDOS NA VIAGEM E PREÇOS

Estão incluídos no preço da viagem apenas os serviços claramente mencionados como incluídos. Caso algum serviço não esteja especificamente detalhado como fazendo parte do programa, este não se encontra incluído no preço da viagem.


SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS

Sem prejuízo do parágrafo anterior, lembramos que, salvo informação escrita em contrário, não estão incluídos: consumos de minibar, serviço de lavandaria, serviço de quartos ou telefone nos hotéis; bebidas às refeições; gratificações aos guias e motoristas; despesas de caráter pessoal.


RESERVAS COM ANTECEDÊNCIA

A sociedade está organizada de forma a condicionar as férias em períodos específicos, o que, com frequência, provoca uma oferta inadequada. Garanta as suas férias, reserve com antecedência.


O SEU AGENTE DE VIAGENS

As suas férias são um assunto demasiado sério para ser deixado ao acaso. Melhor que ninguém, o seu agente de viagens conhece os diversos produtos disponíveis no mercado e nem todos oferecem o mesmo grau de confiança. Deixe que ele o aconselhe e faça a opção certa.


ASSISTÊNCIA E INFORMAÇÃO

Todos os programas da presente brochura são acompanhados por competentes guias que estão aptos a prestar todo o apoio de que possa necessitar no decorrer da viagem. Estes profissionais de turismo (em casos específicos com a ajuda de guias locais), estão aptos a fornecer toda a informação sobre cultura, costumes, gastronomia, história, monumentos e locais de interesse, em cada um dos países a visitar.


DOCUMENTAÇÃO

No ato da inscrição em qualquer circuito, pergunte ao seu agente de viagens qual o tipo de documento, ou documentos, necessário para a viagem em questão. Para cidadãos dos países da União Europeia que se desloquem apenas no interior da União, basta apenas o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão. Regra geral, os cidadãos da União Europeia que se deslocam a qualquer dos países constantes na presente brochura e que não façam parte da União, NECESSITAM DE PASSAPORTE VÁLIDO POR 6 MESES PARA ALEM DO TÉRMINO DA VIAGEM. RESTANTES NACIONALIDADES - CONSULTE O SEU AGENTE DE VIAGENS.


VISTOS PARA CIDADÃOS PORTUGUESES

À data de impressão desta brochura, são necessários vistos para cidadãos portuguesas para os circuitos na Rússia, Turquia, Azerbaijão, Uzbequistão, Irão, Vietname, Camboja, Laos e China.


NOMES DOS PARTICIPANTES

É da exclusiva responsabilidade dos clientes a correta informação dos nomes dos participantes que – obrigatoriamente – têm que corresponder aos documentos de identificação e ao primeiro e último nome. Erros nos nomes dos passageiros podem levar a que a companhia aérea vede o embarque e / ou as entidades policiais no controlo de saídas e entradas dos aeroportos, portos ou fronteiras terrestres, impeçam que os passageiros em questão iniciem ou continuem a viagem.


TAXAS DE CIDADE

Em algumas cidades da Europa, a legislação local obriga a que o passageiro pague à saída do hotel, e em numerário, um valor estipulado pelos organismos estatais mediante o nrº de dormidas, em alguns circuitos desta brochura as taxas de cidade estão incluídas no preço.


TRANSPORTE DE LÍQUIDOS

Por questões de segurança, existe restrição ao transporte de substâncias líquidas na bagagem de mão. Por isso, recomendamos que todos os líquidos ou cremes para a higiene pessoal, sejam transportados na bagagem de porão, libertando assim capacidade para o transporte em mão de medicamentos essenciais.


BAGAGEM

Evite colocar nas malas de porão objetos frágeis, documentação (bilhetes de avião, passaporte ou b.i., vouchers, etc.), medicamentos, óculos graduados, dinheiro e cartões de crédito, objetos de grande valor como joias, etc. Decorrente das regras internacionais de aviação, o limite de peso por pessoa é em geral de 23 kg em classe económica e 30 kg em classe executiva. Ainda de acordo com as regras internacionais adotadas por Portugal, a bagagem é um bem pessoal, pelo que recomendamos a presença dos seus proprietários em todos os atos de carga e descarga. Sem prejuízo do parágrafo anterior, alguns dos nossos programas prevêm serviço de bagageiros (1 peça de bagagem por pessoa) à saída dos respetivos hotéis. Só quando claramente mencionado.


TAXAS DE EMBARQUE E DE SEGURANÇA

As taxas de embarque e segurança revertem a favor das entidades que em cada país se ocupam do funcionamento dos respetivos aeroportos, sendo por isso habitualmente aplicados com base na moeda local e por vezes obrigatoriamente pagas pelo passageiro localmente. Assim, todas as taxas de aeroporto publicadas nesta brochura têm apenas valor indicativo a confirmar no ato da emissão dos bilhetes.


MOEDA ESTRANGEIRA

Em todos os circuitos e para maior comodidade, recomendamos que se façam acompanhar de alguma moeda local que lhes satisfaça as primeiras necessidades. Em todo o caso recomendamos que leve alguns Euros, facilmente convertíveis em caso de necessidade.


CARTÕES DE CRÉDITO

Hoje, frequentemente, é possível a utilização de cartões de crédito como meio de pagamento. No entanto e infelizmente ainda existem bastantes exceções, além de, não raro, existirem dificuldades de comunicação que impossibilitam a transação desejada. Por isso recomendamos que sempre se faça acompanhar de algum dinheiro em notas, Euros de preferência.


TELEFONE

Na maior parte dos países da Europa é possível a utilização dos telemóveis de uso comum em Portugal. Existem no entanto modelos com restrições ao seu uso no estrangeiro. Em caso de dúvida contate o seu operador de telecomunicações. Para telefonar para Portugal utilizando a rede fixa e para maior economia pode quase sempre utilizar telefones públicos com moedas, cartões magnéticos e em alguns casos até cartões de crédito. O método mais cómodo e menos económico é telefonar do próprio hotel. De quase todo o mundo deve ligar 00 (internacional), 351 (Portugal), seguido do número local.


VESTUÁRIO

Em cada caso informe-se junto do seu agente de viagens. Regra geral aconselhamos que reduza ao mínimo a quantidade de roupa a transportar, tendo sempre em conta o clima, a época do ano e o tempo de viagem, optando sempre por roupa e calçado cómodo, até porque grande parte das visitas são feitas a pé. Nos circuitos reina a informalidade, no entanto, previna-se com uma indumentária mais cuidada que lhe permita um programa mais formal. Nas visitas a templos religiosos em determinados países (por exemplo a Itália e Turquia) recomendamos que evitem a utilização de minisaias, shorts ou blusas cavadas para não terem problemas de admissão. Uma echarpe pode ajudar a prevenir algumas das situações referidas.


LUGARES NO AUTOCARRO

Durante o circuito, os lugares no autocarro serão ocupados diariamente de forma rotativa.


OPCIONAIS

Para melhor aproveitamento da viagem, deixamos em aberto a possibilidade de efetuar visitas de gosto pessoal ou excursões facultativas. Essas visitas são, geralmente, organizadas pelos nossos agentes no local. Informe-se junto do guia acompanhante.


SEGURO

Todas as viagens constantes deste programa incluem um seguro de vida e assistência em viagem, fazendo parte da documentação um resumo das coberturas do mesmo. Mediante o pagamento de um suplemento pode aumentar a cobertura do mesmo.


CONTROLO DE QUALIDADE

Para uma melhoria da qualidade dos serviços que prestamos, é fundamental conhecermos a sua opinião sobre os mesmos. Assim agradecemos a entrega no balcão da sua agência de viagens do boletim de controlo de qualidade que juntamos à documentação de viagem e que nos será entregue depois de analisado pelo agente.

CONTROLO DE QUALIDADE

Para uma melhoria da qualidade dos serviços que prestamos, é fundamental conhecermos a sua opinião sobre os mesmos. Assim agradecemos a entrega no balcão da sua agência de viagens do boletim de controlo de qualidade que juntamos à documentação de viagem e que nos será entregue depois de analisado pelo agente.


ENTIDADES DE RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS

Ao abrigo do disposto art.º 18 da Lei nº 144/2015 de 8 de setembro, os clientes podem recorrer às seguintes entidades de Resolução Alternativa de Litígios:

1) Provedor do Cliente das Agências de Viagens;

2) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal;

3) Outras Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de comsumo (RAL).


Classificação
Com confirmação imediata


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Pelo 10º ano consecutivo a Nortravel é distinguida com o estatuto de PME Líder...
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